Rio de Janeiro, 16 de Setembro de 2025

Discurso de Cabral marca posse de novos deputados

Arquivado em:
Quinta, 01 de Fevereiro de 2007 às 17:15, por: CdB

O governador do Rio, Sérgio Cabral, em seu discurso na posse dos deputados estaduais na Assembléia Legislativa nesta quinta-feira, fez um apelo ao diálogo. Cabral prometeu respeitar e ouvir todos os 70 parlamentares independentemente de serem da situação ou oposição. O governador reivindicou mais recursos e independência para os estados legislarem sobre temas atualmente exclusivos da União, como a legislação penal.

- É de extrema importância para o Brasil um novo pacto federativo, onde os estados possam ter efetivamente maior autonomia de legislar as suas realidades. Não tem cabimento termos legislações nacionais para assuntos onde a realidade de um estado do Norte é diferente de um estado do Sudeste ou do Sul. Essa concentração de poderes no Congresso Nacional tem feito muito mal ao país -, defendeu Cabral.

Dos 70 deputados que tomaram posse, quatro são secretários estaduais e vão se licenciar para integrar o Executivo: Carlos Minc (PT), na pasta de Ambiente, Christino Áureo (PMN), na Agricultura, Noel de Carvalho (PMDB), na Habitação e Alcebíades Sabino (PSC), na secretaria de Trabalho.

O primeiro escalão do governo Cabral conta com representantes de sete partidos, que, na Assembléia, somam 41 deputados - PMDB (17 deputados), PT (6), PSDB (6), PSC (5), PSB (3), PMN (2) e PP (2). O PCdoB, com um deputado estadual, emplacou Wagner Victer na presidência da Cedae. PDT e PL, que embora não participem diretamente do governo, estão alinhados com o governador e têm, respectivamente, cinco e três deputados da nova Assembléia.

Na oposição ficaram o PFL, do prefeito César Maia, com seis deputados e o PPS, da ex-deputada Denise Frossard, com três.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo