Rio de Janeiro, 18 de Setembro de 2025

Desenvolvimento sustentável move Tocantins

Arquivado em:
Quinta, 08 de Fevereiro de 2007 às 09:34, por: CdB

Aquecimento global. Atualmente os cinco continentes estão, após séculos de destruição e aniquilamento da natureza, à procura de soluções para o futuro do planeta a partir da preservação do meio ambiente, pela busca de combustíveis não poluentes e por um futuro mais saudável. Com menos de 20 anos de existência, o estado do Tocantins mantém programas de educação ambiental, uma legislação ambiental, uma comissão estadual voltada para o meio ambiente e reuniões e fóruns nos quais a questão ecológica é discutida com toda a população. O estado que nasceu com a Constituição de 1988 vem pregando ações focadas na preservação ambiental e fazendo a sua parte pelo bem-estar da população local e, conseqüentemente, do mundo.

 

Queimadas. Um dos maiores inimigos da ecologia e do homem. Para impedir o aumento das queimadas na região, o estado de Tocantins adotou um modelo ousado com relação ao ICMS Ecológico no qual todos os municípios são beneficiados. Ações de caráter preventivo são realizadas, com a criação das Brigadas Civis de Combate a Queimadas com a conscientização da população. A conservação e manejo dos solos são trabalhados pelo estado assim como o saneamento e o direito à água potável. Em relação ao solo rural, quanto maior a superfície cultivada de maneira sustentável, com conservação e manejo adequado do solo, maior será o índice do município.

 

Durante o mês de agosto de 2006, técnicos ambientais e demais representantes de órgão públicos participaram das oficinas sobre RPPN - Reserva Particular de Patrimônio Natural e Fomento Florestal, no qual a reformulação da política de reflorestamento, a implantação de reservas particulares, manejo florestal assim como a política de biodiversidade foram discutidas.

Também em 2006 o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica Tocantins-Araguaia foi apresentada pelo representante do Ministério do Meio Ambiente e coordenador Nacional do Programa, Maurício Laxe. O Programa possui cinco linhas de ações, que são: gestão e monitoramento; fortalecimento institucional e socioambiental; proteção e manejo dos recursos naturais; qualidade e saneamento ambiental e economia sustentável.

Localizado entre o Cerrado, o Pantanal e a Floresta Amazônica, Tocantins, com sua ampla diversidade biológica, tem no ecoturismo uma de suas mais importantes atividades. Com parques, rios, cascatas, cachoeiras e corredeiras próprias para esportes que dependem da natureza, o estado mostra de que forma contribui para a preser

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo