Rio de Janeiro, 16 de Setembro de 2025

Deputado 'Mão Santa' é denunciado por contratação de assessores fantasmas

Arquivado em:
Quinta, 28 de Dezembro de 2006 às 17:30, por: CdB

O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, apresentou nesta quinta-feira ao Supremo Tribunal Federal denúncia contra o senador Francisco de Assis de Moraes Souza (PMDB-PI), o Mão Santa, por contratação de assessores fantasmas para benefício eleitoral na época em que era governador do estado do Piauí, em 1998. Entre os contratados estão vereadores, prefeitos e ex-prefeitos de vários municípios daquele estado e presidentes de diretórios municipais de partidos políticos.

Além de Mão Santa, foram denunciados outros três integrantes da administração estadual: João Madison Nogueira, ex-secretário de governo do Piauí, Magno Pires Alves Filho, ex-secretário de administração do estado, e José Mendes Mourão Filho, ex-coordenador de Recursos Humanos.

De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do estado do Piauí constatou que as contratações foram feitas informalmente e aumentaram em 275% a despesa com pessoal. Segundo a denúncia, os contratados nunca prestaram qualquer serviço à administração estadual.

Segundo o procurador, as contratações demonstram que a campanha política do ex-governador foi financiada, em parte, por recursos dos cofres públicos estaduais.

- Assim agindo, os denunciados, na qualidade de funcionários públicos, desviaram, em proveito próprio e alheio, valores dos cofres estaduais do Piauí -, disse Souza em sua denúncia.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo