Rio de Janeiro, 12 de Setembro de 2025

Denatran alerta que 85% dos recalls em airbags não foram feitos

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Segunda, 13 de Novembro de 2017 às 12:18, por: CdB

Os números citados pelo diretor constam do Boletim Recall. O documento mostra que, entre 2013 e junho de 2016, o airbag foi o componente mais afetado

Por Redação, com ABr - de Brasília:

O airbag dos veículos automotivos vendidos no Brasil é o componente que mais tem apresentado problemas que resultaram na necessidade de se fazer campanhas de recall. No entanto, 84% dos mais de 2,2 milhões de veículos que se encontram nessa situação não o fizeram, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

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O diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Elmer Coelho Vicenzi, concede entrevista ao programa Por Dentro do Governo, da TV NBR

De acordo com o diretor do Denatran, Elmer Coelho Vicenzi, 85% dos recalls dirigidos a veículos automotivos podem causar lesões. No caso das motos, acrescentou, 60% dos problemas identificados implicam em risco de queda. “No caso dos airbags; apenas 16% dos recalls foram atendidos.

Isso significa que 84% desses veículos estão andando pelas ruas com seus airbagsdefeituosos”; informou Vicenzi nesta segunda-feira após participar do programa Por Dentro do Governo, na TV NBR.

O programa é produzido e coordenado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República; com a participação de emissoras de rádio de todo o país.

Boletim Recall

Os números citados pelo diretor constam do Boletim Recall. O documento mostra que, entre 2013 e junho de 2016; o airbag foi o componente mais afetado pelas campanhas de recall. Ele representa mais de um quarto (26%) dos componentes que apresentaram problemas. No período foram, ao todo, 60 pedidos de recall em airbags.

O problema afetou mais de 2,2 milhões de veículos. Em segundo lugar ficaram os freios, com 17% do total de componentes defeituosos responsáveis; por pedidos de recall; em seguida, o sistema de combustível (16%); motor (11%); problemas na direção (9%); e cinto de segurança (7%).

Em parte, a ineficiência das campanhas de recall se deve à dificuldade de o consumidor saber se seu veículo está entre os que tiveram o chassi informado nas campanhas.

Campanhas

A fim de dar mais eficiência a essas campanhas, o governo pretende fazer uma parceria com as empresas do setor, a fim de fornecer “apenas para essa finalidade” o nome e o endereço do proprietário do veículo que precisa passar por recall. “Vamos fiscalizar o recall para garantir que o uso dessa informação está restrito a esse serviço”, garantiu o diretor do Denatran.

O diretor recomenda que os consumidores recorram ao site do Denatran para saber se o seu veículo precisa passar por algum ajuste. “Tem uma área do site onde ele pode digitar o número do chassi para ver se há algum recall pendente”, acrescentou Vicenzi.

Recall é um chamado público feito pelas empresas quando um produto ou serviço apresenta um defeito que coloque em risco a saúde e a segurança do consumidor. O objetivo é corrigir problemas e prevenir acidentes. A medida está prevista no artigo 10º do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Semáforos sonoros

Durante a entrevista à TV NBR, Vicenzi disse que o Brasil está padronizando os semáforos sonoros, dirigidos a pedestres com deficiência visual. Ele explica que essa falta de padronização dificulta a autonomia das pessoas com deficiência; porque cada parte do país tem uma padronização diferente.

– Será uma padronização única nacional e passará por campanhas educativas. A ideia é que; ao segurar por mais de 3 segundos o botão do sinal, ele, ao ficar verde (para o pedestre) emita um sinal sonoro que vai diminuindo; de forma à pessoa saber que o tempo (para a travessia) está encerrando – explicou o diretor.

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