E de onde veio aquele bandeirão “gringo”, ali em São Paulo, na avenida Paulista?
Li e ouvi tudo ou quase tudo sobre a presença da enorme bandeira dos Estados Unidos aberta e carregada por uns 300 “patriotas” na avenida Paulista, justamente no 7 de Setembro, data da nossa independência. A quase totalidade dos comentários se atém ao fato de ter sido um desrespeito à soberania brasileira ou uma provocação de “traidores da pátria” para os quais os Estados Unidos seriam a pátria maior dos nascidos nas Américas.
Por Rui Martins, editor do Direto da Redação.

O boné Maga (Make America Greater Again), já usado, numa manifestação anterior na avenida Paulista pelo governador Tarcísio de São Paulo, favoreceu essa confusão pois coloca América no lugar dos EUA. Muitas escolas tinham e talvez ainda tenham entre seus cantos patrióticos a composição cívico-religiosa do norte-americano Irving Berlin, Deus Salve a América, na qual o uso do singular favorece a América do Norte. Porém, um aspecto dessa questão não foi devidamente tratado e merece um destaque especial.
Essa bandeira “gringa”, maior que as bandeiras brasileiras na avenida Paulista, não saiu do nada. Ela foi copiada, recortada e impressa sobre o tecido num trabalho de precisão e grande paciência, cuja duração se estendeu, pelo menos, por dois séculos. Porque o trabalho de colonização mais efetivo, que não provoca reações ao contrário de uma invasão militar, é feito pela religião.
Foi assim logo depois da descoberta do Brasil, onde diante dos indígenas curiosos, se rezou a primeira missa. Depois veio a catequização, enquanto os colonizadores limpavam o terreno, os padres iam substituindo os deuses indígenas, na maioria representações da natureza, pelos santos cristãos. E deu certo.
Ora, na segunda metade do século XIX, outros cristãos divergentes dos católicos começaram a desembarcar no Brasil. Eram os missionários norte americanos, os ponta de lanças do país amigo com o objetivo de ir implantando uma outra cultura religiosa no Brasil, já que existia uma leitura diferente da Bíblia pelos protestantes vindos da Reforma.
Os missionários deram sua vida na pregação do Evangelho, nunca teriam imaginado que seus ideais seriam utilizados mais tarde com objetivos políticos e econômicos. No Brasil, os primeiros foram Robert Kalley, escocês, e Ashbel Green Simonton, estadunidense da Pensilvânia. Suas áreas foram Rio, São Paulo e Rio de Janeiro.
O crescimento desse protestantismo no formato europeu era lento. Haveria um melhor acolhimento no Brasil, com a criação das chamadas Assembléias de Deus, em 1911, em Belém do Pará, e em 1918, em Manaus.
Mas, o crescimento dos evangélicos só se tornou realmente visível depois do Golpe de 1964. O clima se tornou favorável com a oposição dos Papas Bento XVI e João Paulo II à Teologia da Libertação, tirando os católicos do combate por reformas sociais, e da ausência da esquerda nas periferias e favelas, por perseguição dos militares.
Pregando um evangelho conservador e fundamentalista, sem combate social, mas fé e submissão ou crença no empreendedorismo com a Teologia da Prosperidade e mais recentemente com a Teologia do Domínio, ou a propagação da fé pelo domínio político, os evangélicos se tornaram a base do bolsonarismo, enquanto são a base do trumpismo nos Estados Unidos. E os Estados Unidos, considerado o melhor país do mundo, são para a maioria dos evangélicos uma espécie de antevisão do céu..