Rio de Janeiro, 18 de Setembro de 2025

Criança recebe fígado de menina que morreu por causa de anestesia

Arquivado em:
Sexta, 22 de Dezembro de 2006 às 11:08, por: CdB

Foi realizado na última quinta-feira, o transplante de fígado da menina Milena Cristina da Silva Santos, 3, que teve morte cerebral depois de passar por um tratamento dentário em São Bernardo do Campo (ABC), para um menino de um ano e meio.

Ele estava internado na na Santa Casa de São Paulo há cinco dias, com "hepatite fulminante" - uma caso raro. A criança entrou na fila dois dias atrás, após a constatação de que ele poderia morrer em dois dias, caso não fosse realizado o transplante.

Milena teve morte encefálica confirmada anteontem pelo Hospital Municipal Universitário de São Bernardo do Campo (HMU). No mesmo dia, seus pais autorizaram a doação.

Com a respiração e batimentos cardíacos mantidos por aparelhos e medicamentos, ela foi transferida para o Hospital São Paulo durante a madrugada da última quinta.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, coração e pulmões não foram aproveitados porque não havia na fila pacientes com características semelhantes às dela. O pâncreas não foi usado porque apenas pessoas com mais de dez anos podem ser doadores do órgão.

A cirurgia teve início por volta das 9h30 e ainda não havia sido concluída até as 20h de quinta, segundo a Santa Casa. De acordo com a entidade, os pais do menino recusarem-se a dar entrevista e divulgar o nome da criança transplantada.

Os rins e as córneas de Milena foram examinadas durante a tarde de ontem. Possíveis receptores ainda não haviam sido indicados, segundo a Secretaria Estadual da Saúde.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo