Na próxima sexta-feira, o Corpo de Bombeiros ganha um importante reforço para o trabalho de defesa civil: um moderno helicóptero para salvamento, resgate e transporte de vítimas, que será utilizado em todo o território fluminense.
A solenidade será realizada no Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, Zona Sul do Rio, com a presença do subsecretário estadual de Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Pedro Machado. Durante o evento, haverá demonstração do uso da aeronave e de ambulâncias, numa operação simulada de acidente em via pública.
O comandante do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), coronel Antônio Graça, que estará pilotando a aeronave modelo Esquilo durante a simulação, mostrou-se animado com o novo helicóptero, que possui importantes equipamentos para salvamento, como farol noturno e guincho elétrico para puçá (para despejar água em incêndios), e tem capacidade para até seis pessoas, contando com piloto e co-piloto.
- Com a aquisição dessa aeronave, estaremos com todos os dias do ano cobertos por pelo menos um helicóptero, o que vai melhorar tanto o nível do salvamento como a sensação de segurança da população - disse o comandante Antônio Graça.
Outro ponto importante da solenidade será a apresentação da nova gestão integrada de três importantes serviços de emergências médicas: o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) do governo federal, o Emergência em Casa do governo do estado e o Grupamento de Socorro de Emergência (GSE) do Corpo de Bombeiros terão uma única central de atendimento, facilitando o trabalho de regulação desses serviços.