Rio de Janeiro, 10 de Setembro de 2025

Conselheiro de Trump se volta contra o BRICS e os brasileiros

Arquivado em:
Terça, 09 de Setembro de 2025 às 20:24, por: CdB

Em entrevista ao site conservador Real America’s Voice, nesta terça-feira, Navarro afirmou, ainda, que a economia do Brasil está “indo para o buraco”, com as políticas “socialistas” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Por Redação, com Reuters – de Washington

Conselheiro econômico da Casa Branca, Peter Navarro classificou os países integrantes do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, entre outros) de “vampiros sugando nosso (dos EUA) sangue com suas práticas comerciais desleais”.

Conselheiro de Trump se volta contra o BRICS e os brasileiros | Peter Navarro serve como um porta-voz de Trump para assuntos mais radicais
Peter Navarro serve como um porta-voz de Trump para assuntos mais radicais

Em entrevista ao site conservador Real America’s Voice, nesta terça-feira, Navarro afirmou, ainda, que a economia do Brasil está “indo para o buraco”, com as políticas “socialistas” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), contra todas as evidências apontadas por bancos norte-americanos quanto ao desempenho do país.

“A questão central é que nenhum desses países pode sobreviver se não vender para nós. Vamos ver o que acontece. Não vejo como o BRICS pode se manter unido já que, historicamente, todos se odeiam e se matam entre si”, insistiu Navarro.

 

Julgamento

Sobre o Brasil, o conselheiro declarou que o país “mantém o verdadeiro líder em uma cela”, sem mencionar o ex-mandatário neofascista Jair Bolsonaro (PL), que teve nesta tarde dois votos pela sua condenação no Supremo Tribunal Federal (STF) por liderar o golpe de Estado fracassado no 8/1.

Navarro disse, ainda, que o BRICS enfrenta contradições históricas entre seus membros. Segundo ele, a Rússia se aproxima da China, mas Pequim reivindica o porto russo de Vladivostok, e estaria colonizando a Sibéria por meio de imigração ilegal.

Ele acrescentou que a Índia está em guerra com a China há décadas, lembrando que Pequim forneceu a bomba nuclear ao Paquistão e mantém navios no Oceano Índico.

— Boa sorte com isso, Putin — disse.

E se dirigiu ao premiê indiano:

— (Nerendra) Modi, veja como você resolve isso.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo