Presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP) negou, nesta segunda-feira, a intenção de impedir o lançamento de um terceiro nome na disputa pelo comando da casa. Em conversas com o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), Aldo disse que não tinha "energia" para tentar acabar com a candidatura de ninguém. Gabeira é um dos articuladores, e provável candidato, de uma terceira via na disputa pelo cargo.
Em São Paulo, também nesta segunda-feira, um grupo de cerca de 30 deputados tenta ser articular para o lançamento de um terceiro candidato. Além de Gabeira, Raul Jungmann (PPS-PE) e Luiza Erundina (PSB-SP) integram a lista dos deputados insatisfeitos com a atual disputa pela presidência da Câmara e tentam viabilizar uma candidatura alternativa. Aldo e Arlindo Chinaglia (PT-SP) são os únicos pré-candidatos, até agora, e ambos têm o apoio da base do governo. Os dois estão em plena campanha para angariar votos.
Nesta segunda, o atual presidente recebeu o apoio do governador do Maranhão, Jackson Lago. Segundo a contabilidade do candidato comunista, com isso, já somam 17 os governadores que o apóiam. Apesar de não poderem definir o voto de suas bancadas, os governadores são lideranças partidárias importantes, que podem contribuir para o crescimento das candidaturas. Além de governadores, o presidente também tem conversado com prefeitos, empresários e trabalhadores. Ainda esta semana, ele pretende mandar para todos os parlamentares uma "carta de princípios" pedindo votos. Nela, o presidente deve reiterar o seu compromisso com a instituição e com uma agenda política essencial para o país.