
Como se manter atualizado com as técnicas e tecnologias da neurologia
Arquivado em:
Sexta, 28 de Outubro de 2022 às 16:15, por: CdB
A neurologia é o ramo da medicina que estuda os nervos e seus distúrbios no sistema nervoso. Com aproximadamente mais de 100 bilhões de neurônios no cérebro, transmitindo e recebendo constantemente impulsos de células e nervos de todo o corpo, é um campo de estudo fascinante e, portanto, uma área que está em constante mudança e desenvolvimento.
Os neurologistas podem estar envolvidos em estudos e pesquisas clínicas, realizar ensaios e resolver problemas com pacientes para ajudar a diagnosticar seus distúrbios. Portanto, é de extrema importância fazer o PRONEURO ou algum tipo de curso de atualização para acompanhar os principais temas relacionados à área e compreender seus desafios atuais.
Atualmente, existem alguns desenvolvimentos particularmente interessantes acontecendo na neurociência, como a descoberta de uma maneira para extrair a fala de uma pessoa diretamente de seu cérebro, por exemplo. Isso permitiria que pessoas paralisadas se comunicassem com mais fluidez do que usando produtos existentes que detectam contrações musculares e movimentos oculares para controlar um teclado virtual.
Ou seja, além das tecnologias que surgem a cada momento não só para melhorar o bem-estar de pacientes com problemas neurológicos, como também para identificar e tratar estes distúrbios, há também pesquisas se desenvolvendo que podem surgir como uma solução para casos do dia a dia.
Com o PRONEURO – Programa de Atualização em Neurologia, os profissionais podem estudar a partir de conteúdos disponíveis online e preparados por especialistas renomados.
São artigos, seminários e workshops sobre temas como: Declínio cognitivo subjetivo, Neurocisticercose, Comprometimento cognitivo relacionado ao câncer e ao seu tratamento, e Narcolepsia.
Os conteúdos, inclusive, são indicados pela ABN – Associação Brasileira de Neurologia, como imprescindíveis para o dia a dia clínico do médico desta área.
Os neurologistas, em geral, são constantemente desafiados e recompensados em suas carreiras. Eles são solucionadores de problemas, trabalhando em um ambiente dinâmico e de ritmo acelerado. E quando buscam por um programa de atualização podem manter-se em dia com os conhecimentos da profissão, além de aprimorar a competência para assuntos relacionados ao seu cotidiano clínico e atendimento aos pacientes.
Foto de rawpixel.com via Freepik
