A privacidade e proteção de dados ganhou destaque no cenário nacional e internacional nos últimos anos. A necessidade de ter as suas informações protegidas de ataques de terceiros fez com que diversas empresas adotassem medidas para aumentar os protocolos de segurança contra ataques de terceiros.A liberação do iOS 15 é um bom exemplo, já que a Apple, uma das maiores empresas do ramo de smartphones, adotou um enfoque voltado ao aumento da privacidade e proteção de dados de seus usuários. Foto de Miriam Alonso no PexelsEssa é uma tendência que veio para ficar, já que outros desenvolvedores de softwares também lançaram atualizações que respeitam a privacidade dos usuários. Além de manter o seu dispositivo atualizado para receber essas novidades e poder utilizá-las, o usuário também pode adotar algumas boas práticas para manter os seus dados protegidos.Isso é ainda mais importante quando o assunto é internet pública. Diferentemente da privada, a WiFi pública oferece mais riscos para quem está navegando, já que tem acesso muito mais facilitado do que a internet privada. Dessa forma, conhecer as maneiras pelas quais você pode proteger a sua privacidade em uma internet pública pode fazer toda a diferença.
Virtual Private Network é a solução
A solução que você pode adotar para manter os seus dados ainda mais protegidos é instalar a Virtual Private Network (VPN) em seu dispositivo. Isso é válido tanto para quem tem um smartphone e quer utilizar uma rede pública, como para quem anda com seu notebook e eventualmente precisa acessar uma WiFi liberada.A VPN é uma tecnologia que mascara os seus dados reais e transmite informações criptografadas para o servidor final. Ou seja, dados de verdade sobre o seu PC e smartphone não são recebidos pela rede que você está se conectando. Pelo contrário, a VPN criptografa essas informações e envia apenas códigos diferentes.No entanto, a VPN que você instalar em seu dispositivo deve ser de qualidade. Por exemplo, o serviço como o do Surfshark é bom já que ele tem revisões que reforçam a confiabilidade e diferenciais que essa empresa tem para oferecer. Portanto, prefira sempre utilizar uma Virtual Private Network de uma empresa que tenha boa reputação no mercado.Afinal, existem diversas outras empresas de VPN no mercado brasileiro, mas saber qual delas é a melhor para você é algo que pode levar muito tempo. Por isso, ter em mente que já existe um software de Virtual Private Network que você pode confiar faz toda a diferença para que você encontre rapidamente uma solução para proteger as suas informações.
Mantenha outras boas práticas em mente
Não basta apenas ter uma VPN instalada em seu dispositivo se você não mantém outras boas práticas de navegabilidade com segurança em dia. Lembre-se de que as suas informações são suas e você deve escolher com quem deve compartilhá-las. Principalmente quando algum site suspeito solicita ela.Se você acessa uma WiFi pública, pode ser que haja um formulário de cadastro para permitir que você tenha acesso a rede. Esse formulário eventualmente pede informações básicas de você, como o seu nome e endereço de e-mail, por exemplo. No entanto, existem outros locais que tentam ter acesso aos seus dados de sua rede social.Isso vai muito além do seu e-mail, o qual também está conectado em sua rede social. Caso você não se importe que o site terceiro tenha acesso às informações que estão em suas redes sociais, sem problemas, basta confirmar que você aceita a solicitação e aguardar para que você possa acessar a WiFi liberada.Por outro lado, muitas pessoas não lêem as informações e só clicam em aceitar sem nem saber o que estão compartilhando. É essencial que os termos e condições para que você acesse a WiFi sejam conhecidos por você. Afinal, são os seus dados que estão sendo compartilhados com um terceiro que você nem sempre sabe quem é.
Combinação de VPN e boas práticas é a melhor atitude
Seja enquanto você está em um aeroporto pronto para a sua próxima viagem a turismo ou a trabalho, ou então se estiver aproveitando uma tarde no parque, é essencial que você utilize as boas práticas de navegabilidade em segurança. Pois a internet pública ganhou espaço em diferentes partes do Brasil.Ou seja, você e diversas outras pessoas podem acessar a internet pública em diferentes municípios brasileiros. Porém, nem todos os usuários sabem o quão importante é proteger os dados para navegar.Agora que você tem esse conhecimento, aproveite e utilize hoje mesmo as técnicas que foram compartilhadas para que você navegue com muito mais proteção para os seus dados.
Tags:
Relacionados
Edições digital e impressa
Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.