Antes de uma entrevista, é importante concentrar-se no que se pretende alcançar a partir da reunião. Quais são os seus objetivos? O que deseja aprender sobre a empresa ou posição? O que quer que o entrevistador saiba sobre si? Responder a estas perguntas ajudá-lo-á a concentrar os seus pensamentos e a preparar-se para uma entrevista bem sucedida.Neste artigo discutiremos como é que eu me concentro antes de uma entrevista? Foto de fauxels / Pexels
Saiba o que quer dizer antes de o dizer
Se quer ser um comunicador eficaz, é importante saber o que quer dizer antes de o dizer. Isso significa que deve ter tempo para pensar na sua mensagem, no seu público, e no seu propósito. O que queres dizer? A quem o diz? Porque é que o diz? Assim que tiver uma compreensão clara destas coisas, poderá elaborar a sua mensagem da forma mais provável de ser eficaz. Se não tiver a certeza do que quer dizer, ou se não tiver a certeza de como o dizer, é provável que acabe por comunicar de forma ineficaz. Por isso, tome o tempo necessário para pensar na sua mensagem antes de a comunicar, e terá mais probabilidades de obter os resultados que deseja.
Pesquise a empresa e a pessoa com quem se está a encontrar
Antes de ir a uma reunião com um potencial empregador, é fundamental que faça a sua investigação. Deve aprender o máximo que puder sobre a empresa, o seu modelo de negócio, os seus produtos ou serviços, e o seu mercado-alvo. Isto dar-lhe-á um bom alicerce a partir do qual poderá desenvolver enquanto discute o papel em que está interessado e como pode contribuir para o sucesso da empresa. Além disso, deverá pesquisar a pessoa com quem se irá encontrar, como o seu título, o seu papel na empresa, e quais são as suas responsabilidades. Isto ajudá-lo-á a compreender melhor com quem irá falar e quais poderão ser as suas expectativas. Ao fazer a sua pesquisa com antecedência, poderá entrar na reunião sentindo-se preparado e confiante, o que aumentará as suas hipóteses de impressionar o empregador e de conseguir o emprego.
Esteja preparado para qualquer questão que lhe possam atirar.
Quando se está a entrevistar para um trabalho, é importante estar preparado para qualquer pergunta que o entrevistador lhe possa fazer. Embora não se possa antecipar todas as perguntas possíveis, pode-se tentar antecipar algumas das mais comuns. Por exemplo, poderá ser-lhe perguntado sobre as suas qualificações, a sua experiência, ou os seus objetivos para o futuro. Não deixe de ter respostas ponderadas e bem preparadas para estas perguntas. Além disso, tente ser flexível nas suas respostas - se o entrevistador fizer uma pergunta que não estava à espera, não tenha medo de pensar um momento na sua resposta. Ao estar preparado e flexível, terá mais probabilidades de causar boa impressão e de conseguir o trabalho que deseja.
Vestir-se de forma adequada e profissional
Quando se trata de código de vestuário, é importante lembrar que as primeiras impressões contam. Quer esteja a participar numa entrevista de emprego, numa reunião com um cliente ou simplesmente a ir trabalhar, é importante vestir-se de forma apropriada e profissional. Isto não significa que tenha de usar fato e gravata todos os dias, mas sim que tem de evitar trajes casuais ou desleixados. Escolha roupa limpa, prensada e sem rugas. Evite roupa demasiado reveladora ou apertada, e certifique-se de que a sua roupa é apropriada para a ocasião. Vestir-se profissionalmente mostra que é sério no seu trabalho e que respeita as pessoas com quem se está a encontrar. Pode também aumentar a sua confiança, o que pode ser útil em qualquer situação comercial.
Tenha o seu currículo em mãos para apresentar.
Deve ter sempre o seu currículo consigo quando vai a entrevistas, ou a quaisquer eventos onde possa encontrar potenciais empregadores. Desta forma, se por acaso conhecer alguém que esteja interessado em contratá-lo, pode dar-lhe imediatamente o seu currículo. Ter sempre consigo o seu currículo mostra que está preparado e pronto para quaisquer oportunidades que possam surgir.
Chegar cedo para a entrevista.
Se vai ser entrevistado para um trabalho, é importante que chegue cedo. Isto mostra que está interessado no cargo e que está disposto a fazer um esforço extra. Também lhe dá uma oportunidade de se instalar e recolher os seus pensamentos antes do início da entrevista. Chegar cedo também mostra que é pontual e que respeita o tempo do entrevistador. Por isso, certifique-se de chegar pelo menos 10-15 minutos mais cedo para a sua próxima entrevista.
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