O presidente do PTRB, Levy Fidelix, anunciou nesta sexta que o ex-presidente e senador eleito Fernando Collor de Melo deixará o partido e se filiará ao PTB. Collor é o único parlamentar eleito da sigla .
O presidente nacional do PTB, deputado federal cassado Roberto Jefferson, afirmou, por intermédio da assessoria de imprensa, que somente se pronunciará sobre o assunto quando o partido oficializar a filiação. Por enquanto, segundo ele, Collor e o PTB estão "em negociação".
Fidelix contou que o ex-presidente se reuniu com ele na quinta-feira para dizer que precisava de um partido maior. Segundo Levy Fidelix, Collor já havia defendido a fusão ou incorporação do PRTB ao PTB, mas o partido rejeitou a proposta.
- Ele falou que tinha necessidade de procurar espaços novos e que precisava de um partido com musculatura política. É de se imaginar que tenha propósitos maiores -, disse, em referência às eleições de 2010.
Fidelix disse que o ex-presidente quer fazer oposição ao governo se juntando Roberto Jefferson, e afirmou que os dois "se merecem". Jefferson pertenceu à chamada "tropa de choque" de Collor no Congresso, antes do impeachment do ex-presidente.
- Ele me usou, usou o partido, nossa boa-fé, nossa pequena estrutura para alçar o vôo de águia. Faltou a ele, no mínimo, elegância -, disse.
Rio de Janeiro, 14 de Setembro de 2025

Edições digital e impressa