Ciro chega à capital João Pessoa, no entanto, com um tempo definido por ele mesmo para a candidatura que acalenta para 2018. Sem perder o foco, caso Lula seja candidato e chegue ao segundo turno com qualquer de seus adversários, Ciro tende a compor o esforço para eleger o petista.
Por Redação - de João Pessoa e Rio de Janeiro
Pré-candidato do PDT à Presidência da República, o ex-governador Ciro Gomes (PDT) visitará a Paraíba, na semana que vem. Um dos principais redutos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Nordeste, o Estado receberá seu adversário na próxima segunda-feira. Ciro falará, na palestra ‘Um novo rumo para o Brasil’, em Campina Grande, às 14h, na Quinta da Colina, no Bairro Catolé; e em João Pessoa, às 19h30, no auditório do Hotel Tambaú. O pedetista vai à Paraíba a convite da vice-governadora Lígia Feliciano, também vice-presidente nacional do PDT.
— É uma palestra aberta e todas as pessoas poderão ter a oportunidade de tirar as dúvidas, fazer suas perguntas e saber o que pensa Ciro Gomes sobre o nosso país — disse Lígia Feliciano, a jornalistas.
Pesquisas
Ciro chega à capital João Pessoa, no entanto, com um tempo definido por ele mesmo para a candidatura que acalenta para 2018. Sem perder o foco, caso Lula seja candidato e chegue ao segundo turno com qualquer de seus adversários; Ciro tende a compor o esforço para eleger o petista. Após uma rodada de conversas com o ex-presidente, Ciro teria constatado que, no primeiro turno, não terá o apoio de Lula, que se consolida como candidato líder nas pesquisas de opinião. Assessores de ambos os presidenciáveis, no entanto, garantiram a jornalistas que se estabeleceu um acordo: quem passar para o 2° turno apoia o outro.
Lula lidera, com folga, nas pesquisas eleitorais, em todos os cenários de intenção de voto. Já o pedetista permanece em quinto lugar, com 6% das intenções de votos, nas situações pesquisadas. Na melhor das hipóteses, caso Lula não consiga ir adiante, por conta de impedimentos jurídicos; Ciro perde apenas para o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ).
Este quadro tem animado Ciro a montar, o quanto antes, palanques regionais para a filiação de nomes expressivos ao PDT. O mais recente foi o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, que deixou o PV, após longa estada no PT.
Pré-candidato
Ciro Gomes nasceu na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, filho de um advogado de Sobral, Ceará. Viveu até os 5 anos no interior paulista, mudando-se, então, para o estado de origem de sua família.
Formado em direito pela Universidade Federal do Ceará. Ingressou na vida política em 1982 e já assumiu os mandatos de deputado estadual; prefeito de Fortaleza, governador do Ceará, Ministro da Fazenda; Ministro da Integração Nacional e deputado federal.
O ex-governador já concorreu à Presidência da República por duas vezes (em 1998 e em 2002). Hoje é apontado como pré-candidato pelo PDT ao cargo nas eleições de 2018.