Planejada pela organização ambientalista francesa Aliança pelo Planeta, a primeira mobilização mundial na história do Homem acontecerá no dia 1º de fevereiro deste ano. Nesta quinta-feira, cidadãos de todo o mundo mobilizam-se contra as mudanças climáticas em um protesto que consiste em apagar todas as luzes e desligar todos os aparelhos eletrônicos por cinco minutos.
- Todos os habitantes da Terra apagarão por cinco minutos suas lâmpadas e aparelhos elétricos domésticos entre 19h55 e 20h, nesta quinta-feira. Não se trata apenas de economizar eletricidade nesse dia, mas também chamar a atenção da mídia e daqueles que têm poder de decisão sobre o desperdício de energia e a urgência de agir. Serão cinco minutos de repouso para o planeta Terra e um tempo de esperança na retomada da consciência mundial por um mundo mais limpo - disse Daniel Richard, presidente de Wild World Foundation (WWF)-France, que integra a Aliança.
Segundo o ambientalista, esta mobilização não toma muito do tempo das pessoas "não custa nada, e isso mostrará aos candidatos à presidência da França (e também a outros candidatos e atuais presidentes de outros países) que a mudança climática é uma questão que deve ser levada em conta em qualquer decisão política".
1º de fevereiro
A escolha do dia 1º de fevereiro não foi ao acaso. Nesse dia será apresentado na França um relatório feito por um grupo de técnicos em climatologia da ONU.
- Os cidadãos não podem deixar escapar a ocasião para manifestarem sua opinião sobre a urgência com que deve ser tratada a mudança climática mundial. Se todos participarem, essa ação poderá aparecer na mídia e ter peso político - disse Richard.
A diferença de fuso horário com relação à França, segundo os ambientalistas, não tem importância porque o Brasil se manifestará ainda no dia 1º de fevereiro (das 19:55 às 20H, de Brasília).