Rio de Janeiro, 23 de Julho de 2025

Chuva de meteoros e Saturno iluminam as madrugadas de julho

Arquivado em:
Quinta, 17 de Julho de 2025 às 11:08, por: CdB

Na madrugada do próximo domingo, a partir da 1h30, será possível observar a olho nu a chuva de meteoros tau Cetids (TCT).

Por Redação – do Rio de Janeiro

As próximas noites reservam um verdadeiro espetáculo celeste para quem quiser olhar para o céu. Dois eventos astronômicos imperdíveis e a presença imponente do planeta Saturno prometem momentos de tirar o fôlego.

Chuva de meteoros e Saturno iluminam as madrugadas de julho | Julho oferece espetáculo celeste com meteoros e planetas
Julho oferece espetáculo celeste com meteoros e planetas

Na madrugada do próximo domingo, a partir da 1h30, será possível observar a olho nu a chuva de meteoros tau Cetids (TCT). O fenômeno terá um pico estimado de 25 meteoros por hora, visível para os brasileiros que estiverem em locais com pouca ou média poluição luminosa. Para observar, basta olhar para o horizonte leste e levantar um pouco os olhos e você poderá observar alguns riscos luminosos cortando o céu.

E não para por aí. Bem na mesma região do céu e no mesmo horário, um ponto amarelado se destaca com brilho próprio: Saturno. O gigante dos anéis poderá ser contemplado mesmo em cidades com poluição luminosa, durante todo o mês de julho, sendo uma atração à parte em qualquer noite.

E para completar a tríade astronômica, na noite de 30 de julho acontece o auge de outra chuva de meteoros: a Southern Delta Aquariids (SDA). Com estimativa entre 20 e 25 meteoros por hora, esse fenômeno é considerado uma das chuvas de meteoros mais significativas do ano. O melhor horário para observação começa por volta das 22h, novamente voltado os olhos um pouco acima do horizonte leste.

Meteoros

Como os dois eventos estão relativamente próximos no calendário, há ainda a possibilidade de se observar meteoros de ambas as chuvas na mesma noite, o que pode aumentar a quantidade média de meteoros visíveis em um só ponto do céu.

Então já sabe: prepare a cadeira de praia, um cobertor e um cafezinho. O céu de julho promete ser palco de um verdadeiro espetáculo gratuito e inesquecível com direito a meteoros e Saturno brilhando para todos nós.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo