O deputado e candidato à presidência da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), encaminhou nesta sexta-feira proposta para que sejam feitos três debates entre os candidatos à Presidência da Câmara, com a participação de dois candidatos por debate. Além de Chinaglia, concorrem ao cargo o atual presidente da Casa, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), e Gustavo Fruet (PSDB-PR).
- Esse formato permite um aprofundamento maior, ver quais são as diferenças reais sem haver a perda do timming do momento de uma resposta -, defendeu o petista.
Ele negou que a proposta tenha como objetivo não se expor aos dois oponentes.
- Não é o que me orienta. Acho, de fato, que um debate entre dois candidatos permite um aprofundamento maior, não vejo porque não fazer desta forma -, disse.
O petista não acredita em acordo entre Aldo Rebelo e Gustavo Fruet contra sua candidatura ou na junção de forças dos dois em um eventual segundo turno da eleição para Presidência da Câmara.
- Tem muita gente aí acreditando em Papai Noel. Eu estou trabalhando, como eles também estão, para cada um ganhar no primeiro turno. Não troco a minha condição pela de qualquer outro candidato -, afirmou.
O candidato da chamada "terceira via", Gustavo Fruet, considera a proposta de Chinaglia como uma forma de se "fugir ao debate". No entanto, ele disse que mesmo não concordando com o modelo proposta, se não houver outra alternativa, concordará em participar.
- Eu entendo que impor regras é uma maneira de não querer participar -, acrescentou.
De acordo com a assessoria de Aldo Rebelo, a posição oficial do presidente da Câmara é a de que tanto Fruet quando Chinaglia aceitaram o debate da forma como foi proposto, ou seja, com os três candidatos e apenas um debate. Na opinião de Rebelo, é esse formato que ainda está valendo. A assessoria afirma que, na reunião ocorrida hoje entre o presidente da Câmara e o líder do governo na Casa a nova proposta não foi apresentada.
O debate entre os candidatos à Presidência da Câmara deve ocorrer na quarta ou quinta-feira da próxima semana. Ele seria transmitido pela rádio e TV Câmara, que disponibilizariam os sinais de transmissão para as demais emissoras que desejassem transmiti-lo.
Chinaglia sugere a realização de três debates
Arquivado em:
Sexta, 19 de Janeiro de 2007 às 17:07, por: CdB