Rio de Janeiro, 29 de Agosto de 2025

China negocia compra maciça do etanol brasileiro

Arquivado em:
Terça, 12 de Agosto de 2025 às 20:25, por: CdB

A proposta em discussão envolve o uso do etanol nacional como base para a produção de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF, na sigla em inglês) no território chinês.

Por Redação, com Reuters – de São Paulo

O etanol brasileiro produzido a partir da cana-de-açúcar ganha protagonismo na transição energética da China, especialmente no setor de aviação civil. A pauta tem sido tratada em reuniões entre autoridades brasileiras e representantes da China Petroleum and Chemical Industry Federation (CPCIF) e da Chimbusco, subsidiária da PetroChina.

China negocia compra maciça do etanol brasileiro | A distribuição da safra de cana-de-açúcar tem sido mantida entre açúcar e etanol
A distribuição da safra de cana-de-açúcar tem sido mantida entre açúcar e etanol

A proposta em discussão envolve o uso do etanol nacional como base para a produção de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF, na sigla em inglês) no território chinês. A parceria, que pode movimentar bilhões de dólares, surge em um momento estratégico, em que a China busca cumprir metas ambientais ambiciosas: atingir 3% de SAF nos voos em até cinco anos e, até 2030, alcançar 50% — o equivalente a 46 milhões de toneladas por ano.

 

História

Diante da escassez de terras agricultáveis disponíveis para a produção de etanol em seu próprio território, o governo chinês enxerga no Brasil um fornecedor estratégico. Entre as quatro rotas tecnológicas analisadas para produção de óleo reciclado, combustível sintético, hidrocarbonetos e etanol (SAF), o etanol da cana-de-açúcar se destaca como a mais viável para a cooperação bilateral, devido à escala produtiva e competitividade do setor sucroenergético brasileiro.

Nesta terça-feira, em Pequim, o presidente chinês Xi Jinping afirmou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que “a China está pronta para trabalhar com o Brasil para estabelecer um exemplo de unidade e autossuficiência entre os principais países do Sul Global. As relações entre a China e o Brasil estão em seu melhor momento na história”.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo