O presidente cubano Fidel Castro e seu amigo o presidente venezuelano Hugo Chávez apareceram juntos em uma transmissão da televisão cubana na noite desta terça-feira. A visita de Chávez a Fidel surpreendeu a todos, inclusive na Venezuela. O presidente venezuelano chegou na tarde da segunda-feira à capital cubana. No encontro com seu principal aliado no continente, Fidel aparentava melhor estado de saúde do que em sua última aparição, em 30 de outubro.
- Conversamos sobre vários temas. Fidel estava de bom humor, com bom rosto e muita clareza. Revisamos os temas do petróleo e energia e falamos sobre as ameaças do império contra o mundo (...) Fidel está completo, e que continue se recuperando - disse Chávez à televisão cubana.
"Pátria ou morte"
Fidel Castro, de 80 anos, está afastado do governo de Cuba desde julho, quando se submeteu a uma cirurgia e entregou o controle do país temporariamente a seu irmão, Raúl Castro.
- Isso está longe de ser uma batalha perdida - disse Fidel em referência à sua recuperação.
Chávez, por sua vez, foi mais otimista:
- Há alguns dias eu disse que ainda não havíamos perdido essa batalha. Hoje posso dizer que estamos ganhando.
Os dois presidentes se reuniram durante duas horas e discutiram, entre outros temas, os acordos recém firmados entre Cuba e Venezuela, pelo vice-presidente cubano, Carlos Lage, e Hugo Chávez. Na visita de Lage à Venezuela, há apenas cinco dias, Chávez mostrou uma carta assinada por Fidel, na qual indicava os novos acordos que deveriam ser firmados entre ambos países e criticava o que considera serem as políticas imperialistas.
- Pátria ou morte, venceremos! - disseram em coro Chávez e Fidel ao final da transmissão.