O Stand Cultural Casa Claudionor Rosa estará aberto durante todo o período da FLIR, de 5 a 8 no Parque de Exposições de Resende, com entrada gratuita.
Por Redação – do Rio de Janeiro
A Feira Literária de Resende será de 5 a 8 de junho. Mas, o Ponto de Cultura e Memória Claudionor Rosa antecipa o clima festa literária para lançar a programação que vai compor o Stand Cultural da Instituição. Aconteceu na última sexta feira, na Casa Claudionor Rosa. O espaço celebrou dois grandes nomes da literatura infantil: Hans Christian Andersen, referência internacional, e Monteiro Lobato, ícone da literatura nacional. Além da exposição de obras dos autores, houve projeções de filmes baseados em seus clássicos, como O Soldadinho de Chumbo, O Patinho Feio e Sítio do Pica-Pau Amarelo, além de sessões de contação de histórias para crianças e adolescentes.

Em um cenário acolhedor e inspirador, o stand também apresentou artefatos históricos e culturais de Resende, proporcionando uma verdadeira viagem no tempo. Uma das atrações foi a exposição dos 120 anos da Ponte Velha, destacando sua importância para a região. Outro momento emocionante foi o resgate da história do vilarejo Sant’Anna dos Tocos, comunidade submersa nas águas do Rio Paraíba do Sul na década de 1960.
FLIR
Como forma de deixar uma lembrança da passagem pela FLIR, os visitantes receberão marcadores de livro exclusivos, em homenagem ao patrono da feira, Altamiro Pimenta.
– Queremos que o público viva uma experiência diferente e marcante com a literatura e a cultura popular – afirma Luciano Rosa, presidente do Ponto de Cultura e Memória Claudionor Rosa. “Nosso objetivo é unir educação, entretenimento e identidade cultural em um só lugar, para que todos saiam inspirados.”
O Stand Cultural Casa Claudionor Rosa estará aberto durante todo o período da FLIR, de 5 a 8 no Parque de Exposições de Resende, com entrada gratuita. Uma programação para toda a família, conectando passado, presente e futuro através da arte e da palavra.