Organizações da sociedade civil e secretarias de ação social do Rio de Janeiro vão intensificar as campanhas de arrecadação de donativos (roupas, cobertores, alimentos, água) para as vítimas das enchentes e deslizamentos ocorridos no estado.
O município de Nova Friburgo, na região serrana, um dos mais atingidos em todo o estado, recebeu nesta segunda-feira três toneladas de alimentos que já haviam sido arrecadados e estavam armazenados no Banco Rio de Alimentos, ligado ao Sesc.
O banco, que é um projeto permanente de combate à fome, agora se volta exclusivamente para ajudar as vítimas dos temporais e recebe contribuições através do telefone 0800-22 20 26. O Sesc também recebe a partir de hoje doações em todas as suas unidades do estado do Rio de Janeiro.
De acordo com a prefeitura de Nova Friburgo, as cerca de 350 pessoas desabrigadas recebem os donativos nas seis escolas municipais, onde foram acolhidas. A Secretaria municipal de Assistência Social faz a triagem do material e encaminha de acordo com as necessidades. O município contabiliza, ainda, outras 622 pessoas desalojadas, 11 mortes e 11 feridos.
De acordo com o coronel Sérgio Marrafa, coordenador da Defesa Civil de Nova Friburgo, a situação é dramática. Na noite desta segunda-feira voltou a chover na cidade e o abastecimento de água e de luz no município ficou prejudicado.
- Nós estamos em estado de emergência e a situação é dramática. Já interditamos mais de 200 casas e em algumas áreas da cidade a população ainda sofre com a falta de água e de luz -, conta o coordenador da Defesa Civil.
A Central de Abastecimento do Estado do Rio, a Ceasa, também está arrecadando alimentos. Cerca de 10 mil quilos de leite em pó foram doados para os desabrigados do Norte Fluminense, através de um convênio com uma cooperativa de produtores de leite.
Campanhas no Rio buscam doações para vítimas das enchentes
Arquivado em:
Terça, 09 de Janeiro de 2007 às 13:45, por: CdB