O governador Sérgio Cabral recebeu nesta quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio Laranjeiras. Durante o encontro, foi assinado o contrato de repasse entre a União, por intermédio do Ministério das Cidades, representado pela Caixa Econômica Federal, e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, com a finalidade de liberar recursos financeiros para execução de obras de infra-estrutura urbana na comunidade da Rocinha.
Segundo Sergio Cabral a liberação de R$ 60 milhões do governo federal para a urbanização da Rocinha vai permitir a criação de um novo modelo de investimento nas favelas da capital fluminense. Cabral destacou que pretende realizar a integração real das comunidades com à cidade. - Vamos integrar a Rocinha à cidade do Rio de Janeiro - garantiu.
O presidente Lula afirmou que vai estabelecer a melhor relação que já existiu entre o Estado do Rio e a União. - O que está em jogo é a recuperação da dignidade e da auto-estima da cidade. Não é possível que um gesto magnânimo de Deus, de criar essa cidade, esteja sendo jogado fora por alguns políticos que passaram por aqui - disse Lula.
Cabral e Lula se encontraram no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador do Rio, e assinaram o acordo para o repasse de verbas para as obras na Rocinha. Também participaram os ministros das Cidades, Márcio Fortes, e das Relações Institucionais, Tarso Genro, além de secretários estaduais.