O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, anunciou que o orçamento que irá enviar ao Congresso para o ano fiscal de 2008 prioriza os gastos em defesa e tenta baixar o déficit fiscal diminuindo os gastos com políticas sociais.
- O orçamento que levarei ao Congresso inclui o custo do financiamento da guerra global contra o terror, incluindo Iraque e Afeganistão. Nossas tropas merecem nosso pleno apoio e esse orçamento fornece os recursos que eles necessitam - disse Bush em seu discurso transmitido todos os sábados pelo rádio.
- Minha prioridade número um será manter os Estados Unidos seguros e ganhar a guerra contra os extremistas que querem destruir nossa forma de vida - disse o presidente norte-americano.
Segundo o jornal Washington Post, Bush quer aumentar em 10% a verba para o pentágono em 2008 - que vai de 1° de outubro de 2007 a 30 de setembro de 2008 - chegando aos US$4381 bilhões.
Bush disse que na segunda-feira irá revelar os detalhes de sua proposta de orçamento, onde aponta maneiras de eliminar "o déficit até 2012".