O engenheiro responsável do Consórcio Via Amarela, Márcio Pelegrini, informou nesta terça que as buscas às vítimas do acidente na linha 4 do Metrô foram retomadas perto das 11h da manhã. O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros de São Paulo, Saulo Souza Azevedo, garantiu também que ao menos um dos corpos soterrados será resgatado ainda nesta terça.
O foco da operação está no corpo encontrado dentro do microônibus, que foi visto pela janela. Ainda não se pode afirmar se a vítima é homem ou mulher.
Os bombeiros haviam suspendido madrugada desta terça os trabalhos de busca na cratera, aberta na última sexta-feira nas obras da linha 4 depois de anúncio feito pelo responsável do Consórcio da Linha Amarela nas buscas, Marcio Pelegrini. O anúncio revoltou parentes das pessoas ainda desaparecidas que acompanhavam as buscas no local. Os familiares foram informados sobre a decisão pela imprensa, somente 30 minutos após a divulgação da informação.
Segundo o consórcio novas rachaduras foram detectadas no fim da tarde de segunda-feira nas paredes do túnel por onde as equipes tentam retirar a van soterrada deste a última sexta-feira. Márcio Pelegrini informou ainda que o Corpo de Bombeiros só voltariam a trabalhar quando o consórcio Via Amarela declarasse que existiriam condições de segurança para a retomada das buscas.
Está definido que o trabalho de escavação será ampliado para remover o entulho que está em volta da cratera. Para chegar até a van, os bombeiros estão construindo uma plataforma no túnel do Metrô. O veículo está a apenas dois metros da superfície. Pelo menos nove homens tentam chegar ao veículo pelo túnel.
Segundo o capitão Minoru, do Corpo de Bombeiros, é praticamente impossível encontrar alguém vivo. Ele afirmou que há um forte cheiro de material em decomposição. No entanto, ele disse os trabalhos continuam.
Buscas em cratera de metrô são retomadas
Arquivado em:
Terça, 16 de Janeiro de 2007 às 10:00, por: CdB