Eliseu dos Santos também assegurou presença na final classe BC4 (para atletas com deficiências severas que não recebem assistência) ao somar três triunfos e uma derrota na primeira fase (grupos).
Por Redação, com ABr – de Beijing
O cearense Maciel Sousa Santos e o paranaense Eliseu dos Santos foram os primeiros a subir ao pódio na etapa de Beijing (China) da Copa do Mundo de bocha. Maciel faturou a medalha de ouro na noite de quarta-feira ao derrotar o chinês Zhiqiang Yan por 9 a 0, na final individual da classe BC2 (atletas não recebe assistência durante os lances). O cearense avançou à final após três vitórias e uma derrota na fase de grupos.

Eliseu dos Santos também assegurou presença na final classe BC4 (para atletas com deficiências severas que não recebem assistência) ao somar três triunfos e uma derrota na primeira fase (grupos). No entanto, ele ficou com a prata ao ser superado na final (6 a 2) pelo chinês Yuansen Zheng.
Outros dois representantes do Brasil terminaram na quarta posição após perderem a disputa pelo bronze individual da classe BC1 (que tem a opção de auxílio de ajudantes): a pernambucana Andreza Vitória e o paulista José Carlos Oliveira.
Disputa de duplas e equipes
Na estreia por equipes da classe BC1/BC2, o time brasileiro (formado por José Carlos, Maciel Santos e Andreza Vitória) levou a melhor sobre o Canadá (8 a 1) na primeira rodada da fase de grupos. O próximo adversário será Hong Kong logo mais às 22h30 (horário de Brasília). Na sequência, às 4h30 desta sexta, a equipe brasileira enfrentou a do Chile. Na chave do Brasil também está o Canadá.
No torneio de duplas da classe BC3 (atletas com deficiências severas), os brasileiros Evani Calado e Matheus Carvalho venceram adversários sauditas na estreia. Evani e Matheus Carvalho voltaram a competir à 1h de sexta contra dupla indiana e depois encara parceria da França.
Já na disputa de dupla da classe BC4 (para atletas com deficiências severas que não recebem assistência), os brasileiros Laissa Guerreira e Eliseu dos Santos sofreram revés dos japoneses (4 a 1) na estreia. Laissa e Eliseu voltam a competir às 22h30 desta sexta contra adversários do Egito. A partir das 3h30 de eles encaram uma dupla chinesa.