O Ministério de Relações Exteriores do Brasil pediu ao Governo dos Estados Unidos a extradição de um casal de bispos evangélicos, fundadores da Igreja Renascer, por diversos crimes fiscais, informaram fontes oficiais.
A solicitação de extradição foi um pedido do Ministério da Justiça, e afeta Estevam Hernandes e sua esposa, Sonia Haddad Moraes Hernandes, presos no último dia nove, em Miami, onde pretendiam entrar com US$ 56 mil não declarados.
Segundo informações da imprensa local, o casal Hernandes foi posto em liberdade na semana passada, mas não tem permissão para sair dos EUA até comparecerem diante de um juiz, no próximo dia 24.
No Brasil, o casal tem vários processos pendentes, sob a acusação de lavagem de dinheiro. Estevam e Sonia Hernandes são fundadores da Igreja Renascer, e também donos de uma rede de comunicações que controla 17 emissoras de rádio, um canal de televisão e uma companhia fonográfica.
Segundo informações da própria Renascer, a igreja, fundada pelo casal em 1993, conta atualmente com dois milhões de fiéis no Brasil, onde tem 600 igrejas, e se expandiu para 70 países, entre eles Estados Unidos, onde seis templos já foram construídos.