O Brasil está utilizando uma estratégia indiana de negócios para promover sua inserção no mundo dos negócios internacionais, afirma matéria publicada nesta segunda-feira na versão asiática do Wall Street Journal. Uma "avalanche de negócios em tecnologia da informação" está fazendo do Brasil "o campeão latino-americano de outsourcing", diz o jornal.
O termo se refere à decisão de multinacionais de transferir a prestação de serviços para firmas em outras partes do mundo. Nos últimos tempos, companhias importantes, como IBM, Accenture e Gap Inc., transferiram operações de informática para o país.
A terceirização internacional, que até agora vinha beneficiando particularmente a Índia, pode fazer o mesmo também por seu rival emergente. Entre as vantagens do Brasil sobre a Índia está a proximidade - física e cultural - em relação ao mercado americano.
Sobre os países vizinhos, os brasileiros têm a vantagem de oferecer mão-de-obra qualificada e um mercado doméstico de informática maior e mais dinâmico, lista a reportagem.
Segundo o WSJ Asia, "consultores da indústria já começam a falar bem do Brasil, e a prever
que 2007 será o ano em que o país será reconhecido como destino de outsourcing".
Brasil desafia Índia com estratégia asiática, diz <i>all Street Journal</i>
Arquivado em:
Segunda, 29 de Janeiro de 2007 às 16:17, por: CdB