Rio de Janeiro, 23 de Julho de 2025

Brasil conquista ouro inédito na ginástica rítmica em Milão

Arquivado em:
Domingo, 20 de Julho de 2025 às 13:26, por: CdB

Na disputa do conjunto geral, as equipes somam pontos em duas séries: a de cinco arcos e a mista.

Por Redação, com Brasil de Fato – de Milão

A ginástica rítmica brasileira conquistou pela primeira vez na história uma medalha de ouro no conjunto geral em uma etapa da Copa do Mundo da modalidade. A façanha ocorreu no sábado, na etapa de Milão (Itália), quando as brasileiras subiram ao topo do pódio, com nota final 52.850, acima das obtidas pela equipe japonesa (50.500) e chinesa (50.200), que ficaram com prata e bronze, respectivamente.

Brasil conquista ouro inédito na ginástica rítmica em Milão | As brasileiras subiram ao topo do pódio, com nota final 52.850, acima das obtidas pela equipe japonesa (50.500) e chinesa (50.200)
As brasileiras subiram ao topo do pódio, com nota final 52.850, acima das obtidas pela equipe japonesa (50.500) e chinesa (50.200)

Na disputa do conjunto geral, as equipes somam pontos em duas séries: a de cinco arcos e a mista. Na última sexta-feira, as brasileiras já haviam obtido 25.950 nos cinco arcos com apresentação inspirada no Super Mario Bros. (série de jogos eletrônicos). No sábado, a equipe formada por Duda Arakaki, Maria Paula Caminha, Mariana Gonçalves, Sofia Pereira e Nicole Pírcio somou mais 26.900 com a execução da série mista (três bolas e dois arcos), ao som da canção Evidências – composição de Paulo Sérgio Valle e José Augusto -, sucesso nacional nas vozes de Chitãozinho e Xororó.

World Challenge Cup

Nesta temporada, as brasileiras já haviam sido campeãs no conjunto geral na etapa de outro circuito, a World Challenge Cup (Copa do Desafio Mundial), em Portimão (Portugal). Mas o ouro conquistado em Milão, a quase um mês da abertura do Mundial de Ginástica Rítmica do Rio de Janeiro, serve de incentivo para a amarelinha também brigar pelo pódio em casa. O Mundial ocorrerá de 20 a 24 de agosto, na Arena Carioca 2, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade.

– Conquistamos esta que é nossa primeira medalha de ouro de conjunto geral numa Copa. Já havíamos conseguido bronze e prata, e agora subimos mais este degrau. Estamos felizes, e sabemos que neste domingo poderá ser ainda melhor – projetou a técnica Camila Ferezin.

Neste domingo, as brasileiras disputaram as finais das séries de série mista, cinco fitas, e também a de três bolas e dois arcos. Já nas finais individuais (fita, bola e arco) estará a ginasta curitibana Bárbara Domingos. Ela totalizou 108.000 com notas 28.300 (arco), 27.450 (bola), 25.050 (maças) e 27.200 (fita).

– Fiquei muito feliz por ter conseguido essa classificação para a final da fita e por ter terminado o individual geral na nona posição. Nesta minha última competição antes do Mundial, estar no top 10 é muito importante – pontuou Babi, finalista olímpica nos Jogos de Paris.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo