Acidente “grave” impediu lançamento de um novo contratorpedeiro construído pela Coreia do Norte. Presente na cerimônia, Kim Jong-un disse que a falha foi um “ato criminoso causado por negligência absoluta”.
Por Redação, com DW – de Pyongyang
Um acidente impediu a inauguração de um novo contratorpedeiro construído pela Coreia do Norte. O navio foi danificado nesta quarta-feira durante a cerimônia de lançamento à água, informou a mídia estatal do país nesta quinta-feira, o incidente representa um constrangimento para o líder Kim Jong-un, que se esforça para modernizar suas forças navais.

Durante o evento de lançamento do novo contratorpedeiro de 5 mil toneladas no estaleiro de Chongjin, no nordeste da Coreia do Norte, “ocorreu um acidente grave”, informou a agência de notícias oficial norte-coreana KCNA.
Apontando para a “inexperiência do comando e negligência operacional” durante o lançamento, a agência de notícias disse que “algumas seções do fundo do navio de guerra foram esmagadas” e que o acidente “destruiu o equilíbrio” da embarcação.
Kim, que estava presente na cerimônia, disse que a falha foi um “ato criminoso causado por negligência absoluta” que “não podia ser tolerado”, segundo a KCNA.
Ele culpou oficiais militares, cientistas e operadores do estaleiro, atribuindo o ocorrido à “pura negligência, irresponsabilidade e empirismo não científico”, dizendo que os “erros irresponsáveis” dos culpados seriam “abordados na reunião plenária do Comitê Central do Partido, a ser realizada no próximo mês”.
O líder norte-coreano responsabilizou diretamente várias agências importantes, incluindo o Departamento de Indústria de Munições do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores.
De acordo com o relato, uma falha no deslocamento sincronizado das plataformas de lançamento fez com que a seção de popa do navio se soltasse prematuramente e ficasse presa, causando danos estruturais à base do navio e impedindo que a proa fosse liberada adequadamente.
Não é comum que a Coreia do Norte reconheça contratempos relacionados a militares, mas observadores dizem que a divulgação do lançamento fracassado do navio sugere que Kim leva a sério seu programa de avanço naval e está confiante de que alcançará seus objetivos.
A KCNA não forneceu detalhes sobre o que causou o problema, a gravidade dos danos ou se alguém ficou ferido.
Primeiro contratorpedeiro foi mostrado em abril
A embarcação danificada provavelmente pertence à mesma classe do primeiro contratorpedeiro do país, apresentado em 25 de abril, que os especialistas avaliaram como o maior e mais avançado navio de guerra da Coreia do Norte até o momento.
Na ocasião, os meios de comunicação estatais transmitiram imagens de Kim participando de uma cerimônia com a filha, Kim Ju-ae, que muitos especialistas acreditam que será a sucessora no poder.
Kim chamou a primeira embarcação, batizada de Choe Hyon, nome de um famoso guerrilheiro coreano durante o período colonial japonês, de um ativo significativo para avançar em seu objetivo de expandir o alcance operacional das Forças Armadas e sua capacidade de ataque nuclear.