Rio de Janeiro, 30 de Agosto de 2025

Basquete italiano perde Marco Bonamico aos 68 anos

Arquivado em:
Segunda, 04 de Agosto de 2025 às 12:18, por: CdB

Bonamico, ativo nas décadas de 1970 e 1980 e figura-chave da seleção de Sandro Gamba, conquistou a prata nas Olimpíadas de Moscou em 1980 e o título europeu em Nantes em 1983.

Por Redação, com ANSA – de Roma

Morreu aos 68 anos um dos maiores jogadores italianos da história do basquete no país, Marco Bonamico. Ele estava internado havia algum tempo no hospital Bellaria, em Bolonha, na Emilia-Romagna, onde faleceu.

Basquete italiano perde Marco Bonamico aos 68 anos | Bonamico conquistou a prata nas Olimpíadas de Moscou em 1980
Bonamico conquistou a prata nas Olimpíadas de Moscou em 1980

Bonamico, ativo nas décadas de 1970 e 1980 e figura-chave da seleção de Sandro Gamba, conquistou a prata nas Olimpíadas de Moscou em 1980 e o título europeu em Nantes em 1983.

Nascido em Gênova, capital da Ligúria, o atleta apelidado de “Marine” fez carreira principalmente no Virtus Bologna, onde jogou por várias temporadas, conquistando dois títulos da liga italiana.

Quando a regra do arremesso de três pontos foi introduzida em meados da década de 1980, ele foi um dos primeiros a usá-la, provando ser muito preciso em lances de longa distância.

Longa carreira

Após sua longa carreira como jogador, Bonamico se manteve no mundo do basquete como comentarista para o canal estatal Rai por muitos anos, tendo sido também presidente da associação Legadue.

– Marco Bonamico foi um dos pilares do basquete italiano, desempenhando papéis importantes na história do nosso esporte. É uma lenda e por isto está no coração de todos – afirmou o presidente da Federação Italiana de Basquete, Gianni Petrucci, que lembrou ainda que o jogador tinha “humor, simpatia e relações humanas com todo o universo do basquete”.

– Bolonha irá se recordar dele com grande afeto, como também a Itália e toda a Europa, já que Bonamico foi um atleta importante do basquete europeu – concluiu Petrucci.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo