A crise por que passa o setor aeroviário brasileiro foi um dos motivos relacionados pela representação da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero) para justificar o retorno dos atrasos e cancelamentos de vôos no aeroporto internacional da cidade.
Por meio da assessoria de Comunicação Social, a Infraero explicou que essa crise envolve do trabalho dos controladores de vôo à falta de aeronaves disponíveis no mercado internacional. Outro motivo seria um aumento no número de passageiros, entre 10% e 15% no período de Natal. Também nesta quinta-feira o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, ficou fechado por 40 minutos, devido às condições do tempo.
A falta de aeronaves, segundo a Infraero, leva as companhias a operarem no limite, sem capacidade de aumentar suas frotas, e ainda contribui decisivamente para os atrasos, quando ocorre falha mecânica em um dos aparelhos em operação.
Mais um problema teria contribuído: uma falha no software utilizado pela TAM - a única empresa a utilizar sistema próprio, e não o da Infraero, como as demais - causou uma seqüência de atrasos nos seus vôos em todo o país.
Na quarta-feira, de acordo com a Infraero, um avião da TAM que seguiria para Recife às 23 horas apresentou problemas técnicos e só conseguiu decolar às 2h40 de hoje. Os passageiros já estavam embarcados e foram retirados pela Polícia Federal depois que a tripulação abandonou o avião, já que haviam extrapolado o horário de trabalho.
Um defeito mecânico também provocou o atraso de mais de 15 horas de um vôo da American Airlines, que seguiria na quarta para Miami (EUA).
Aumento da demanda e falta de aviões estão entre os causadores de atraso
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Quinta, 21 de Dezembro de 2006 às 15:22, por: CdB