Segunda favorita, a francesa Amelie Mauresmo começou bem a defesa pelo título no Aberto da Austrália. Ela precisou de apenas dois sets para avançar à segunda rodada do primeiro Grand Slam da temporada.
Atuando na Rod Laver Arena, quadra principal do complexo de Melbourne, Mauresmo venceu a norte-americana Shenay Perry por 6/3 e 6/4, em uma hora e 14 minutos. Apesar de ter feito apenas um ace durante o duelo, a tenista da França colocou em jogo 69% do seu primeiro serviço. Além disso, ela contou com 15 bolas vencedoras (winners) e cometeu apenas 16 erros não-forçados.
Na segunda rodada, Mauresmo vai enfrentar a russa Olga Poutchkova, que eliminou a polonesa Marta Domachowska por 6/2 e 6/4.
A norte-americana Serena Williams estreou na edição 2007 do Grand Slam com boa vitória sobre a italiana Mara Santangelo, 27º cabeça-de-chave, por 2 sets 0, parciais de 6/2 e 6/1, em uma hora e sete minutos.
Serena somou 25 winners, contra apenas seis da italiana, que errou mais que a rival: 23 erros não-forçados contra 14 da norte-americana.
A rival de Serena na segunda rodada será Anne Kremer, de Luxemburgo. Ela bateu a holandesa Michaella Krajicek por 6/4 e 6/3, em uma hora e 30 minutos.
O Aberto da Austrália é disputado em quadras duras e distribui cerca de US$ 14,9 milhões em prêmios. Na final do ano passado, Amelie Mauresmo venceu a belga Justine Henin-Hardenne.