Fontes de segurança citadas pelo Canal 12 de Israel revelaram que o Irã decidiu intensificar significativamente sua retaliação contra o governo israelense.
Por Redação, com agências internacionais – de Tel Aviv e Teerã
Ao menos 50 mísseis foram disparados do Irã em direção aos territórios controlados por Israel, provocando explosões poderosas em vários locais, disse a mídia hebraica, neste domingo. O sistema de defesa antimísseis Domo de Ferro de Israel tentou interceptar os projéteis, enquanto as autoridades ordenaram que os moradores permanecessem em abrigos “até novo aviso”, estendendo o período de alerta para além dos 10 minutos habituais.

Fontes de segurança citadas pelo Canal 12 de Israel revelaram que o Irã decidiu intensificar significativamente sua retaliação contra o governo israelense. Além disso, foi relatado que os alvos dos ataques incluíam a residência do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e uma usina elétrica na cidade de Al-Jazeera.
Nas últimas 24 horas, Israel e Irã trocaram novos ataques, matando dezenas de pessoas e aumentando o temor de um conflito mais amplo, enquanto o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a guerra poderia ser encerrada facilmente, ao mesmo tempo em que alertou Teerã para não atacar alvos norte-americanos.
Ataques
Equipes de resgate israelenses vasculharam os escombros de prédios residenciais destruídos por mísseis iranianos, usando cães farejadores e escavadeiras pesadas para procurar sobreviventes após ao menos 10 pessoas, incluindo crianças, serem mortas, elevando o total de mortos em dois dias para 13.
Sirenes soaram por todo o território de Israel após às 16h deste domingo, no horário local, no primeiro alerta desse tipo à luz do dia, e novas explosões puderam ser ouvidas em Tel Aviv.
No Irã, imagens da capital mostram o céu noturno iluminado por um enorme incêndio em um depósito de combustível após Israel iniciar ataques contra o setor de petróleo e gás do Irã — aumentando os riscos para a economia global e o funcionamento do Estado iraniano.
Instalações
O Irã não divulgou um número total de mortos, mas informou que 78 pessoas foram mortas na sexta-feira e muitas outras morreram desde então, incluindo em um único ataque que matou 60 pessoas no sábado, metade delas crianças, em um prédio de 14 andares que foi completamente destruído em Teerã.
Israel lançou a ‘Operação Leão em Ascensão’ com um ataque surpresa na manhã de sexta-feira que eliminou o alto escalão do comando militar do Irã e danificou suas instalações nucleares, afirmando que a campanha continuará a escalar nos próximos dias. O Irã prometeu “abrir os portões do inferno” em retaliação.
O Exército israelense alertou os iranianos que vivem perto de instalações militares a se retirarem.
— O Irã pagará um preço alto pelo assassinato de civis, mulheres e crianças — avisou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, de uma sacada com vista para apartamentos destruídos na cidade de Bat Yam, onde seis pessoas foram mortas.