Pelos fundos
O espetáculo do crescimento anunciado pelo presidente Luiz-2 enfim se descortina. As remessas de lucros e dividendos das multinacionais mais do que dobraram. No primeiro mandato do petista, em relação ao segundo governo de FHC, a saída de capitais também foi quase três vezes superior ao volume registrado no governo tucano. É o Brasil entrando no Primeiro Mundo, mas pela porta dos fundos.
Milagre de Natal
O consumidor brasileiro comprou mais em dezembro do que em igual mês de 2005, e também se preocupou em recuperar o crédito. No Serviço de Proteção ao Crédito, o número de inadimplentes que acertaram as contas cresceu 14,81%, na comparação com dezembro de 2005. Ao mesmo tempo, diminuiu 21,35% o número de novos devedores. Terá sido um milagre de Natal?
Cocaína
Estudo da Universidade de Dublin mostrou que praticamente todas as cédulas de euro em circulação na Irlanda já foram usadas por viciados em cocaína. Algumas notas tinham altas concentrações indicando que foram usadas para aspirar à droga. Outras podem ter sido contaminadas nas carteiras ou no bolso dos usuários. Também na Inglaterra e na Espanha foi encontrada cocaína na grande maioria das notas. Aonde vamos parar?
Penas sociais
O ainda ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, defende o aumento da aplicação de penas alternativas no Brasil, dizendo que é mais barato e facilita a socialização do condenado. "A pena de prisão, no mundo todo, tem que ser reservada para o criminoso perigoso, para o chefe de quadrilha, para aquele que se organiza para cometer o crime", diz Thomaz Bastos.
Algo no ar
A empresa americana Space Services Inc. anunciou que oferecerá aos chineses, por módica quantia, a colocação em órbita de restos mortais cremados. A idéia é aproveitar o crescente interesse dos chineses pelas viagens espaciais, depois que houve dois vôos tripulados por astronautas chineses. Idiotice em alta.
Fidel vive
Causou profunda decepção na Casa Branca a entrevista do vice-presidente de Cuba, Carlos Lage, assegurando que Fidel Castro "se recupera" dos problemas de saúde que o afastam de seu cargo desde o ano passado". A notícias anteriores eram de que Fidel não passaria do Natal. O presidente George Bush está decepcionadíssimo com a novidade.
Pardais
Em boa hora, o governo modificou o Código de Trânsito, criando uma gradação de três níveis para a cobrança de multas a motoristas que cometem infrações em rodovias e cidades. Agora, só falta moralizar os chamados pardais eletrônicos, que funcionam ilegalmente há anos, sem controle adequado, porque o Inmetro jamais se interessou em baixar as indispensáveis normas de aferição.
Bebedeira
A criatividade dos exploradores das fraquezas humanas não tem limites. Nos Estados Unidos, estão fazendo sucesso as novas bebidas misturadas com estimulantes, como a "cerveja energética", que leva cafeína e taurina. O objetivo é fazer com que os biriteiros percam o sono e continuem bebendo, sem parar.