A maior parte desse montante, cerca de 14 bilhões de euros, será aplicado na Alemanha, informou a VW. A indústria acrescentou que uma das medidas-chave consiste na injeção de 1 bilhão de euros para transformar a planta de Zwickau em uma fábrica puramente para o carro elétrico.
Por Redação, com Reuters - de Frankfurt, Alemanha
A Volkswagen (VW) investirá 22,8 bilhões de euros (R$ 80 bilhões) em sua marca principal de carros nos próximos cinco anos. A afirmação da montadora, neste sábado, ocorre um dia depois de anunciar um programa de gastos destinado a reforçar sua posição como fabricante de carros elétricos.
A maior parte desse montante, cerca de 14 bilhões de euros, será aplicado na Alemanha, informou a Volkswagen. A indústria acrescentou que uma das medidas-chave consiste na injeção de 1 bilhão de euros para transformar a planta de Zwickau em uma fábrica puramente de carros elétricos.
— O pacote de investimento; que foi agora adotado, dará um impulso decisivo à maior ofensiva em produtos; e tecnologia, na história da marca — disse Herbert Diess; diretor-executivo da marca Volkswagen e membro do Conselho de Administração da VW.
Os analistas têm dito que a marca VW há muito tem sofrido com altos custos de pessoal e de desenvolvimento. Para recuperá-la, será crucial para a capacidade do grupo de se recuperar de um escândalo de emissões de diesel.
Os investimentos divulgados neste sábado são parte do plano de gastos da Volkswagen; ao todo, de 72 bilhões de euros para o período 2018-2022. Este foi anunciado na sexta-feira.