Rio de Janeiro, 12 de Setembro de 2025

Aos 69 anos, morre o filósofo Bento Prado Júnior

Arquivado em:
Sexta, 12 de Janeiro de 2007 às 13:41, por: CdB

O Reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do professor Bento Prado de Almeira Ferraz Júnior, do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências. O velório aconteceu nesta sexta-feira, no saguão da Reitoria, e o sepultamento, no Cemitério Nossa Senhora do Carmo, em São Carlos. Com 69 anos, Bento Prado faleceu à 1 hora da madrugada, na Santa Casa de Misericória, vítima de uma parada cárdio-respiratória decorrente de complicações de um câncer de laringe.

Considerado um dos maiores filósifos brasileiros da atualidade, ingressou na UFSCar em 17/6/1977. Antes, foi livre-docente na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), onde atuou de 1961 a 1969. Caçado pela Ditadura, ele foi desligado da USP em 29/4/1969 por um Decreto Presidencial, que também aposentou precocemente 23 docentes da Instituição, dentre eles Caio Prado Júnior, Octavio Ianni e Fernando Henrique Cardoso. Em 1998 ganhou o título de professor emérito da USP.

Também colaborador de outras instituições como Unicamp, Unesp e PUC-SP, atuou fortemente em áreas como História da Filosofia, Filosofia da Mente e da Linguagem, Epistemologia da Psicologia e da Psicanálise e Filosofia de Bergson. Foi autor de diversas obras importantes na área de Filosofia como Presença e campo transcedental: consciência e negatividade na Filosofia de Bergson, traduzido e publicado na França em 2002;  Alguns ensaios: Filosofia, Literatura e Psicanálise, Filosofia da Psicanálise e Erro, Ilusão, Loucura.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo