Rio de Janeiro, 17 de Setembro de 2025

Angelina Jolie e Brad Pitt comemoram Natal com refugiados

Arquivado em:
Terça, 26 de Dezembro de 2006 às 13:36, por: CdB

Os refugiados colombianos de San Jose, Costa Rica, tiveram um Natal no mínimo diferente este ano. O casal de atores Angelina Jolie e Brad Pitt fizeram uma visita relâmpago nesta segunda-feira, informou o representante do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur), Josef Merkx. Angelina Jolie, embaixadora da boa vontade do Acnur desde 2001, e Pitt desejavam uma visita discreta e sem a presença da imprensa, o que fez com que a organização só anunciasse a mesma depois que o casal tivesse deixado o país, destacou Merkx.

- O conflito na Colômbia é a maior tragédia humanitária do hemisfério ocidental, mas mesmo assim recebe pouca atenção internacional -, disse a atriz, segundo um comunicado do Acnur.

- Minha mensagem de Natal para os refugiados colombianos e para as milhões de pessoas deslocadas na Colômbia é que o mundo não os esqueceu completamente -, acrescentou a atriz.

A senhora Pitt fez um apelo à tolerância e à solidariedade para com os refugiados no mundo ao relatar que "foi triste ouvir tantas histórias negativas, que mostram a confusão que existe entre os refugiados, que são vítimas dos conflito e de elementos criminosos. Jolie considerou "maravilhoso ter passado o Natal tanto com o povo costa-riquenho como com as famílias refugiadas colombianas".

O casal, chamado pela imprensa de Brangelina, distribuiu presentes aos jovens refugiados em San José, antes de uma reunião com autoridades do governo da Costa Rica.

No total, 11.500 refugiados, dos quais aproximadamente 10.000 são colombianos, vivem nas grandes cidades da Costa Rica. Cerca de três milhões de pessoas se viram obrigadas a deixar suas casas por causa do conflito armado na Colômbia e 500.000 fugiram para outros países da região, segundo o Acnur.

Em San José, Jolie e Pitt visitaram vários pequenos negócios estabelecidos por refugiados com o apoio do programa de microcrédito do Acnur e conversaram com jovens refugiados sobre os problemas que enfrentam.

Esta é a segunda visita que Jolie, como embaixadora, faz à região, depois que, em 2002, foi ao Equador também para encontrar-se refugiados colombianos.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo