Ambientalistas reunidos em Paris divulgarão na sexta-feira o "mais aterrador relatório do todos os tempos" sobre a evolução do clima no planeta, destaca o jornal britânico The Independent nesta segunda-feira.
A minuta do relatório, a que o jornal teve acesso, começa a ser discutida em Paris por um grupo de ambientalistas reunidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O documento, preparado "por 2.000 dos maiores especialistas em mudanças climáticas do mundo", segundo o Independent, conclui que "há poucas dúvidas de que a atividade humana está mudando a face do planeta".
De acordo com o Independent, a temperatura do planeta deve subir entre 2ºC e 4,5ºC neste século, aumentando a evaporação das águas oceânicas e o degelo das camadas polares.
No esquema descrito pela matéria, a alta concentração de vapor de água na atmosfera funcionaria como um "poderoso agente-estufa", capaz de debilitar a capacidade natural da atmosfera de absorver gás carbônico. A concentração de CO2 na atmosfera poderia aumentar 44% até 2100, reporta o Independent. Ainda de acordo com o texto, 11 de 12 anos mais quentes dos últimos 150 anos ocorreram desde 1995.
Ambientalistas divulgarão na sexta relatório 'aterrador', diz jornal
Arquivado em:
Segunda, 29 de Janeiro de 2007 às 16:20, por: CdB