Rio de Janeiro, 13 de Setembro de 2025

Alemães investigam trabalho escravo em fazendas no Brasil

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Sexta, 27 de Outubro de 2017 às 18:10, por: CdB

A Haribo, famosa por seus ursinhos de goma com sabores de fruta, tornou-se alvo de críticas neste mês. Foi alvo do documentário de uma televisão da Alemanha sobre o trabalho escravo.

 

Por Redação, com Reuters - de Berlim

 

A fabricante alemã de doces Haribo informou, nesta sexta-feira, que abriu uma investigação junto a fornecedores devido a alegações de uso de trabalho escravo em plantações no Brasil. A Haribo, famosa por seus ursinhos de goma com sabores de fruta, tornou-se alvo de críticas neste mês. Foi alvo do documentário de uma televisão da Alemanha sobre o trabalho escravo. Os brasileiros produzem um ingrediente essencial para a fabricação dos doces, a cera de carnaúba. Eles estão sendo sujeitados a uma forma de escravidão moderna.

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O trabalho escravo está entre as práticas mais hediondas

Os trabalhadores que colhem folhas de palmeira para obter a cera estariam sendo forçados a dormir ao relento e não teriam acesso a água potável; de acordo com um episódio do programa Markencheck (Teste de Marca), que foi ao ar neste mês.

“Estamos extremamente preocupados com algumas das imagens mostradas no programa sobre consumo”, disse uma porta-voz da Haribo em comunicado. “As condições nas plantações brasileiras mostradas são insuportáveis”.

Ursinhos escravos

“Estamos investigando com nossos fornecedores de primeira linha a natureza precisa das condições nas plantações e fazendas que as suprem”, acrescentou a porta-voz. “Além disso, atualmente estamos trabalhando em uma auditoria imediata de nossos fornecedores”.

A cera de carnaúba, que é usada para tornar os doces brilhantes e impedir que grudem uns nos outros, é produzida em Estados do Nordeste brasileiro e exportada para todo o mundo para ser usada em vários produtos, que vão de óleo automotivo a pastas para engraxar sapatos e fio dental.

Empresa familiar, a Haribo foi fundada em 1920 e emprega 7 mil pessoas em 10 países. Ela deu à Alemanha um de seus slogans comerciais mais famosos prometendo fazer crianças e adultos felizes.

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