Os advogados de defesa do ex-presidente do Iraque, Saddam Hussein, confirmaram nesta sexta-feira que receberam instruções para buscar os pertences pessoais de seu cliente.
Khalil al-Dulaimi, chefe da equipe, disse que autoridades americanas pediram a ele que aponte alguém para recolher os artigos, ou forneça um endereço para onde podem ser enviados.
De acordo com a imprensa internacional, as autoridades americanas entregaram Saddam, detido em uma base militar americana perto da capital, Bagdá, para custódia iraquiana. O vice-ministro da Justiça do Iraque, Bosho Ibrahim, contudo, negou a informação.
O Ministério da Justiça do Iraque disse que o ex-líder não será executado por pelo menos um mês. Mas o primeiro-ministro do Iraque, Nouri Maliki afirmou que a sentença de morte imposta a Saddam não será revista, e que não haverá adiamento da execução.
Al-Dulaimi disse que os americanos não confirmaram e nem desmentiram que Saddam tenha sido transferido para os iraquianos. O ex-líder pode ser enforcado em qualquer dia nas próximas quatro semanas, depois que a apelação contra sua execução foi rejeitada.
Saddam recebeu a pena capital no dia 5 de novembro pelas mortes de 148 xiitas que viviam no povoado de Dujail, em 1982.
Advogados receberam instruções para buscar pertences de Saddam
Arquivado em:
Sexta, 29 de Dezembro de 2006 às 15:20, por: CdB