A corrida de São Silvestre, em 2006, entra para a história como um momento perfeito para os atletas brasileiros. Franck Caldeira, no masculino, e Lucélia Peres, no feminino, foram os primeiros colocados das provas disputadas neste domingo. Outros dois brasileiros: Clodoaldo Gomes da Silva, em segundo, e Paulo Alves dos Santos, em terceiro lugar, integraram o pódio de uma das provas mais conhecidas no mundo.
Aos 23 anos, natural de Sete Lagoas, Caldeira chegou embalado pelo bicampeonato da Volta da Pampulha. Seu melhor desempenho na São Silvestre fora um sexto lugar (em 2003). Ele soube aproveitar, no entanto, o fato de os principais corredores, entre eles os quenianos, não terem vindo ao Brasil, para vencer de ponta a ponta.
Só faltou mesmo o recorde da prova. Franck Caldeira venceu com o tempo de 44min06s, sendo o melhor tempo o de Paul Tergat, em 1995, com 43min12s. A surpresa foi o vice de Clodoaldo Gomes da Silva, com 45min13s, com uma arrancada espetacular na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, e em terceiro, Paulo Alves dos Santos, com 45min16s. Javier Alexander Guarin (COL), foi o quarto, com 45min20s, e João Baptista Ntyamba (ANG), em quinto, com 45min21s.