O Departamento Estadual de Transportes Rodoviários (Detro) quer instalar em ônibus intermunicipais detector de metais capaz de desligar automaticamente o veículo. Instalado na porta dos coletivos, o equipamento será programado para emitir sinais sonoros sempre que passageiro tentar embarcar com objetos de metal que pesem mais de 200 gramas. Caso haja nova tentativa de embarque, o aparelho desligará o ônibus.
O aparelho, que já está em fase de testes, deve ser apresentado em 15 dias. O objetivo da medida, segundo o presidente do Detro, Rogério Onofre, é garantir a segurança dos passageiros e evitar que pessoas embarquem nos coletivos portando armas que possam vir a ser usadas em assaltos.
- As armas de fogo, por exemplo, pesam mais de 200 gramas. Portanto, seriam acusadas pelo equipamento caso algum passageiro tentasse embarcar com uma. O limite evitaria também que as pessoas tivessem que ficar tirando chaves, celulares e outros pertences de suas bolsas para passar pelo aparelho - explicou Onofre.
Ataques em 2006
A Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Rio (Fetranspor) aprovou a medida de segurança. - Toda iniciativa para reprimir a prática de assaltos nos ônibus é bem-vinda. E esta me parece bastante eficiente - destaca o diretor de Marketing da Fetranspor, João Augusto Monteiro.
De acordo com a federação, de janeiro a novembro de 2006 foram registrados 7.793 ataques a ônibus no Rio, média de mais de 23 ocorrências por dia, 49,9% a mais do que em 2004. Do total, 730 assaltos ocorreram só em novembro. Em 2005 o número de registros atingiu a marca dos 7.469 assaltos. Há três anos, foram registradas 5.196 ocorrências, menos 2.597 que no ano passado.