O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) lança sexta-feira a campanha de Carnaval Unidos Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A campanha vai abranger cinco capitais: Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
De acordo com a subsecretária dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmen Oliveira, a cidades foram escolhidas com base em um mapeamento de vulnerabilidade de turismo sexual.
Serão distribuídos banners, camisetas, abanadores e adesivos para estimular a população a denunciar a exploração sexual de crianças e adolescentes. Além disso, mensagens da campanha serão veiculadas nas televisões dos aeroportos.
Durante o Carnaval, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai aumentar a fiscalização nas estradas e postos rodoviários dos cinco estados envolvidos na campanha.
Carmen Oliveira disse que o maior objetivo da campanha é a mobilização da sociedade no sentido da denúncia.
- Esse tema (exploração sexual de crianças e adolescentes) ganha um certo silêncio dentro da sociedade e contraria interesses econômicos e políticos -, afirmou.
Segundo ela, as campanhas realizadas no período de Carnaval fazem aumentar o número de denúncias sobre exploração sexual de crianças e adolescentes.
- Recebemos uma média de duas mil ligações diárias. Com a proximidade do Carnaval, esse número dobrou -, informou a subsecretária dos Direitos da Criança e do Adolescente.
De acordo com a subsecretária, uma pesquisa realizada no ano passado constatou que a campanha foi uma das coisas mais lembradas pelos turistas nacionais e estrangeiros que estiveram no país no período carnavalesco.
Conselho lança campanha contra exploração sexual no carnaval
Arquivado em:
Quarta, 07 de Fevereiro de 2007 às 14:53, por: CdB